Se você está procurando um post completo sobre tráfego pago x tráfego orgânico, você acaba de encontrar.

Depois de muito esforço, consegui reunir um conjunto de informações valiosas que vão te ajudar a tomar sua decisão na hora de investir.

Então, se você tem interesse em saber:

  • O que é tráfego?
  • Como funciona o tráfego pago?
  • Como funciona o tráfego Orgânico?
  • Tráfego pago x Tráfego orgânico: prós e contras
  • Qual o melhor tipo de tráfego para o seu negócio?

Fique por aqui porque logo adiante vamos esclerecer esses e muitos outros assuntos que envolvem o tema tráfego pago x tráfego orgânico.

Portanto, vamos direto ao primeiro assunto:

O que é tráfego?

Utilizando uma analogia ao mundo atual, onde há estradas para tráfego de pessoas e veículos, no mundo virtual, tráfego é o fluxo de pessoas que navegam na internet por meio de computadores. Elas podem acessar sites, plataformas, aplicativos, redes sociais, etc.

Imagine que você tenha um site que vende acessórios de moda e alguém visualiza a página de algum produto? Ótimo! Isso conta como um visitante. Significa que uma pessoa trafegou pelo seu site e gerou uma visita.

Como funciona o tráfego pago?

Tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é qualquer forma de gerar tráfego de maneira patrocinada.

Quando digo patrocinado, significa que você pagou para estar ali. Isso quer dizer que você comprou aquele espaço.

Usarei um exemplo da mídia tradicional que esclarecerá tudo para você.

Quando vemos um anúncio em um outdoor ou no intervalo da TV, significa que aquela empresa pagou para estar ali e transmitir a sua mensagem.

O tráfego pago funciona da mesma forma. Você compra um espaço na internet para veicular a sua mensagem.

Recursos do tráfego pago

Apesar de ser parecido com a mídia tradicional, o tráfego pago conta com muitos diferenciais, o que o torna uma ferramenta poderosa.

Há diversas plataformas na internet nas quais você pode adquirir um espaço para divulgar o seu produto ou serviço e recorrer ao tráfego pago.

Dentro dessas plataformas, existe a possibilidade de você  criar e editar a sua mensagem conforme o público alvo que deseja atingir.

Outro fator que torna o tráfego pago tão poderoso, é sua capacidade de segmentar.

Algumas das opções que você pode segmentar para atingir o público alvo são: sexo, idade, escolaridade, formação, ocupação, interesses, país, estado, cidade, etc.

Imagine que você tenha uma oferta e queira atingir somente quem tem a profissão de advogado em São Paulo? A segmentação torna isso possível.

Essas são só algumas das possibilidades, lembrando que existem muitas outras opções que você pode segmentar.

A segmentação é muito importante no tráfego pago porque permite que você envie a mensagem certa para a pessoa certa, na hora certa.

Outro fator que torna o tráfego pago poderoso, é a sua capacidade de controlar e otimizar o orçamento.

Você tem a opção de estabelecer um orçamento diário ou mensal, onde você não terá nenhum custo além do que foi estipulado.

Além disso, também é possível determinar os dias e horários em que as suas campanhas serão divulgadas.

Tudo isso torna mais simples a tarefa de você calcular o retorno sobre o seu investimento.

Como fazer tráfego pago

Imaginemos que você seja o dono de uma pizzaria. O primeiro passo, é criar a forma da nossa mensagem. Podemos criar um anúncio usando uma imagem ou vídeo.

Alguns diferenciais podem ser adicionados à mensagem, como “entrega rápida” e “forno a lenha”.

Agora precisamos segmentar o público alvo.

Sexo — você pode vender para ambos os sexos.

Escolaridade — Depende, a sua pizzaria atende aos públicos A e B ou é mais ampla? Nesse exemplo, deixaremos aberto para todos.

Região de atendimento — Você atenderia só no seu bairro, cidade ou até cidades vizinhas? Para sermos práticos, proponho atendermos em um raio de até 10 km ao redor do nosso estabelecimento.

Horário — Seria interessante que os anúncios rodassem no mesmo horário de atendimento da pizzaria.

Após terminarmos de criar o anúncio, colocaremos o nosso link na mensagem. Assim que o usuário clicar, abrirá uma conversa no WhatsApp com a nossa atendente onde ele poderá fazer o pedido.

Esse link patrocinado seria a fonte do seu tráfego pago.

Em resumo, compramos um espaço, anunciamos a oferta e deixamos um link patrocinado para levar as pessoas até o nosso site. Dessa forma, caracterizando o tráfego pago.

Esse foi somente um exemplo da criação de um anúncio de tráfego pago, existem muitas outras opções e variações que você pode fazer.

O ideal é fazer testes e com o tempo, ir otimizando os anúncios e aplicar o que melhor funciona para você.

Exemplos de anúncios de tráfego pago

Veja abaixo alguns exemplos de anúncios de tráfego pago. Tenho certeza que você reconhecerá facilmente. Afinal, você já deve ter encontrado vários desses modelos enquanto navegava pela internet.

Exemplo de anúncio de tráfego pago, Facebook ads.

 Exemplo de Anúncio de tráfego pago Instagram ads

Exemplo de anúncio de tráfego pago em aplicativo da Google play store

Resultado da pesquisa do Google tráfego pago

Resultado de anúncio da rede de pesquisa Google

 

Conforme você pode notar, com o tráfego pago, você pode comprar espaços e anunciar em diversas plataformas, como Google, YouTube, Facebook, Instagram, etc.

Podemos até mesmo anunciar em aplicativos, como Play Store e Apple Store.

As plataformas de anúncios têm uma rede de parceiros que podem fazer com que você alcance ainda mais pessoas.

Como funciona o Trafego orgânico

Quando falamos sobre tráfego orgânico, estamos nos referindo a todo o tráfego que flui de forma espontânea para o seu site.

São pessoas que podem ter pesquisado sobre o seu negócio no Google ou ter encontrado algum conteúdo relevante que você publicou na internet. Nesse conteúdo, elas clicaram em um link que os levou até o seu site.

Você não comprou um espaço ou patrocinou um link para que essas pessoas encontrassem você.

Elas chegaram até o seu negócio de maneira orgânica enquanto navegavam na internet.

Diferenciais do tráfego orgânico

Um dos pilares da estratégia de tráfego orgânico é a geração de conteúdo de valor. Note que valor é diferente de preço. Preço é o que você paga, valor é o que é percebido pelo cliente.

Um conteúdo de valor enriquece a vida das pessoas e traz a solução para um problema que elas enfrentam.

Desde que o seu conteúdo possa fazer isso, as pessoas o reconhecerão como uma autoridade no assunto e prestarão atenção ao que você diz.

Assim, você poderá construir a sua reputação na internet e atrair mais tráfego orgânico para o seu negócio.

É preciso entender que isso leva tempo. Ninguém pode levar milhares de visitas orgânicas para seu site do dia para a noite, sem ter feito um nome antes.

Então nesse ponto, precisamos deixar claro que tráfego orgânico é uma estratégia a longo prazo.

Enquanto o tráfego pago seria como anunciar em outdoors para atrair o público para o seu negócio, o trafego orgânico, seria como o bom e velho marketing boca a boca.

Por exemplo, você pretende vender o seu carro usado e precisa de potenciais compradores, caso você comprasse um espaço para anunciar o seu carro, seria trafego pago.

Como você quer trabalhar de forma orgânica, você simplesmente anuncia que está vendendo o seu automóvel para a sua rede de contatos e acaba vendendo para um primo do seu colega de trabalho.

De forma orgânica, as pessoas compartilharam a mensagem até a oferta chegar ao comprador.

Exemplo de tráfego orgânico

Para encontrar os resultados orgânicos, basta você fazer uma busca no Google.

Para saber se os resultados que você encontrou são orgânicos, basta você identificar que eles não vão ter nenhuma marcação como “patrocinado” ou “anúncio”.

 

Resultado orgânico da rede de pesquisa do Google

Tráfego pago Prós x Contras

Uma das vantagens do tráfego pago é que, se você traçar uma boa estratégia, você pode ter ótimos resultados no curto prazo.

No entanto, é importante ressaltar que dependendo do público, uma campanha pode levar meses para ser totalmente lapidada e comece a trazer o retorno esperado.

Conforme o tráfego pago foi se popularizando, isso se deve a facilidade de se investir nas plataformas de anúncios de forma simples e intuitiva, o mercado foi ficando cada vez mais concorrido.

Dessa forma, somente quem puder extrair todo o potencial da ferramenta, terá resultados positivos. Porque de outra maneira, subestimar a concorrência só fará você perder dinheiro.

O CPC pode aumentar por conta de fatores que estão além do seu controle. Por ex: concorrência, temporada, novos players, etc. Pode se tornar cada vez mais difícil justificar o CPC com os resultados.

Enquanto você aplicar uma estratégia de tráfego pago, será necessário investir continuamente para ter resultados. Por isso, apartir do momento que você deixa de investir, seus anúncios não serão mais vinculados.

Segmentos com anuncios restritos pelo Google

Em alguns segmentos, não é possível anunciar ou há restrições. Porque eles esbarram em questões éticas, jurídicas e sanitárias. Aqui estão alguns dos segmentos restritos pelo Google:

  • Conteúdo sexual
  • Bebidas alcoólicas
  • Direitos autorais
  • Jogos de azar
  • Saúde e medicamentos
  • Conteúdo politico
  • Serviços financeiros
  • Marcas registradas
Mesmo que o seu negócio não se enquadre nesses segmentos, o Google ainda pode te penalizar se entender que seu anúncio está de alguma forma se aproveitando ou prejudicando os usuários.
Políticas do Google ads

“ Restringimos a publicidade de determinados tipos de empresa para evitar que os usuários sejam explorados, mesmo que algumas pareçam estar em conformidade com as outras políticas. Com base nas nossas revisões contínuas, nos comentários de usuários, reguladores e órgãos de proteção ao consumidor, ocasionalmente identificamos produtos ou serviços que tendem a cometer abusos. Se percebermos que determinados tipos de empresa representam risco desarrazoado à segurança ou à experiência do usuário, limitaremos ou interromperemos a exibição de anúncios relacionados.” – Google

Portanto, para não ter problemas com os seus anúncios, recomendo que você de uma olhada nas políticas do Google Ads.

Outro ponto importante sobre tráfego pago é que muitas pessoas podem ser céticas ao interagir com a oferta da empresa na internet.

Isso acontece porque você não construiu uma relação com aquele público antes e simplesmente apareceu na tela delas com uma oferta. Da mesma forma que os outros milhares de negócios que os bombardeiam diariamente com anúncios.

Os outros motivos que podem deixar as pessoas desconfiadas são os golpes, promessas e anúncios falsos.

Com o tráfego pago, alguns aproveitadores podem atingir milhares de pessoas, afinal isso não seria possível se eles tivessem que construir uma reputação.

Tráfego Orgânico Prós x Contras

O pilar do tráfego orgânico é o Inbound Marketing, uma estratégia criada em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, os fundadores da Hubspot.

O Inbound Marketing atrai os potenciais clientes através de conteúdo de valor e não aparece de repente em suas telas com uma oferta, isso passa confiança e lhe dá a oportunidade de construir uma relação genuína a longo prazo com o seu público.

Ao contrário do tráfego pago que alguns setores têm restrições, o tráfego orgânico pode ser usado por qualquer empresa.

Seria interessante se todo negócio fizesse pelo menos o mínimo de marketing de conteúdo. Porque de outra forma, você limitará as maneiras que a sua empresa pode interagir com as pessoas.

É importante esclarecer que o tráfego orgânico, assim como o tráfego pago, também tem seus custos.

Conforme você produz conteúdo de valor, o desenvolvimento desse material requer investimento.

Mesmo que você produza tudo sozinho, ainda não é gratuito porque você está gastando tempo e energia.

O tráfego orgânico é considerado uma estratégia de longo prazo. Dependendo do público e do segmento no qual o seu negócio atua, pode levar até um ano para que você comesse a ter resultados consistentes. Por isso, muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho e abandonam a produção de conteúdo.

O Google entende que a frequência é crucial para classificar os bons conteúdos.  Portanto, coloque como prioridade manter a frequência de publicação do seu conteúdo.

Da mesma forma que o tráfego pago, o tráfego orgânico tem uma concorrência imensa. Afinal, como você pode começar de onde está, com o que tem, somos inundados por conteúdos diversos.

Com o passar do tempo, o conteúdo de valor que você produz vai atraindo tráfego orgânico, consequentemente, diminuindo seu custo por lead.

SEO

Ao mesmo tempo em que a principal estratégia do tráfego orgânico é o conteúdo de valor, na sequência vem o SEO. Esse termo significa otimização para os sistemas de buscas. Neste caso, estaríamos nos referindo ao buscador do Google.

Existem outros buscadores como Bing e o Yahoo, mas devido a sua baixa utilização, não costumam ser a prioridade das estratégias de SEO.

O termo SEO é usado para se referir a um conjunto de regras e boas práticas que os buscadores usam para classificar os melhores conteúdos.

Todas as vezes que o Google exibe os resultados de uma busca, ele classifica os mais relevantes nas primeiras posições.

Dessa forma, seria como você ter em mãos uma lista telefônica e ele agiria como um indexador, inserindo os negócios página por página na lista.

De acordo com o Google, a ordem na lista é estabelecida conforme a experiência do usuário.

On page e Off Page SEO

Outro aspecto muito importante do SEO é o que chamamos de SEO off page, a parte técnica da otimização.

Ela abrange a parte estrutural do seu site que precisa estar bem otimizada, de forma que seja de fácil navegação e compatível com dispositivos móveis. Possuir um carregamento rápido das páginas também é muito importante.

O Google page speed insight é uma ótima ferramenta para você ver os pontos Off Page SEO que você precisa otimizar :

 

Então, como você pode notar, o Off Page SEO também é pautado em torno de boas práticas que visam melhorar a experiência do usuário durante a navegação.

Fatores de Ranqueamento no Google

Antes de mais nada, eu vou te adiantar que hoje em dia existem por volta de 200 fatores de ranqueamento no Google. Porém, eu deixarei abaixo alguns dos principais  para você começar a fazer a sua otimização Off page SEO:

  • Quanto tempo a pessoa ficou na página?
  • Fez uma leitura agradável do conteúdo?
  • A página tem um tempo de carregamento rápido?
  • Ela clicou em outros links internos e expandiu sua navegação por outros tópicos no site?
  • Backlinks de autoridade
  • Conteúdo de qualidade
  • Estrutura do site otimizada
  • Código HTML do site otimizado
  • Palavras – chave
  • Certificado de segurança SSL
  • Autoridade do site
  • Compatibilidade com dispositivos móveis

Caso você tenha curiosidade em se aprofundar mais no assunto, o Brian Dean da Back Lincko fez um trabalho excepcional. Ele montou uma lista completa com os 200 fatores de ranqueamento no Google, além de uma descrição detalhada do que precisa ser feito.

Conforme você pode ver, figurar nas primeiras posições do Google pode levar um tráfego orgânico intenso para o seu site e mudar o patamar do seu negócio. Por isso a disputa pelas primeiras posições é tão intensa.

Estratégias orgânicas x pagas

Na tabela a seguir, você pode encontrar as principais estratégias de tráfego orgânico. Além das melhores plataformas de anúncios.

Estratégias Orgânicas
Plataformas Tráfego pago
Post Redes sociais
Google Ads
Vídeo
Facebook Ads
Artigo Blog
Linkedin Ads
Guest Post
Youtube
E-mail Marketing
Instagram Ads

Tráfego Pago x Orgânico: Prós x Contras

Tráfego pago

Prós
Contras
Possível ter resultado positivo a curto prazo
Dependendo do segmento, pode levar mais tempo para gerar resultados
Plataformas simples e intuitivas
Concorrência Gigantesca
Segmentação do publico alvo
Necessário investir continuamente para ter resultados
Possibilidade de alcançar milhares de pessoas
Alguns segmentos têm restrições aos anúncios
Não é necessário construir uma reputação
As pessoas podem ser céticas na forma que elas interagem com a oferta

Tráfego orgânico

Prós
Contras
Atrai as pessoas de forma espontânea com conteúdo de valor
Estratégia de longo prazo
Oportunidade de construir uma relação genuína a longo prazo com o seu público
Assim como o trafego pago, também tem seus custos
Possibilidade de se tornar uma referência na área
Concorrência pesada

Métricas da rede de pesquisa do Google

A higher visibility reuniu métricas inspiradoras sobre o mercado de tráfego pago x tráfego orgânico. Elas foram coletadas de diversos materiais publicados por especialistas e também o próprio Google.

Abaixo, eu vou colocar algumas métricas interessantes que eles publicaram sobre o tema trafego pago x tráfego orgânico:

Argumentos a favor do tráfego orgânico:

  • 77,53% de todo o tráfego da web vem da busca orgânica. Apenas 15% vem da pesquisa paga.
  • Os negócios B2B geram duas vezes mais receita com a pesquisa orgânica do que todos os outros canais combinados.

  • Cerca de 26% dos usuários de internet dos EUA usam bloqueadores de anúncios.

  • 11% dos cliques em anúncios da Rede de Pesquisa são fraudulentos ou inválidos.

Argumentos a favor do tráfego pago:

  • 74% das marcas dizem que os anúncios CPC são um grande impulsionador de seus negócios.

  • Mesmo com um orçamento de SEO saudável, é extremamente raro ver o aumento do tráfego orgânico nos primeiros três meses de otimização.

  • 75% das pessoas dizem que os anúncios da Rede de Pesquisa facilitam a localização do que procuram.

  • 93% dos profissionais de marketing usam anúncios de pesquisa.

Afinal, qual é a melhor estratégia? 

A resposta simples e direta é: depende. Na verdade, nenhuma é melhor que a outra, o ideal seria que você pudesse aplicar as duas, dessa maneira, elas se complementariam.

Se for o caso de você ter que escolher uma, atente – se ao segmento do seu negócio, para selecionar qual estratégia encaixa melhor para você.

Por exemplo: Você trabalha no ramo imobiliário e vai fazer um lançamento de um novo produto em breve. Considerando que você vai trabalhar a curto prazo, o ideal seria trabalhar com tráfego pago.

Você poderia segmentar e atingir centenas de pessoas na região. Trabalhando para superar às expectativas deles em relação ao lançamento.

Se você for um prestador de serviços, como um advogado, o ideal seria que, a longo prazo, construísse sua reputação na internet, produzindo conteúdo relevante, atraindo potenciais clientes para o seu negócio.

Você concorda com isso? O que achou desse post? Espero que eu tenha conseguido ajudar você com as suas dúvidas em relação a esse tema.

Você pode deixar a sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo.

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